segunda-feira, 24 de setembro de 2012

[Resenha] iOS 6

Olá, pessoal, nesse primeiro post desse blog promissor estarei fornecendo à vocês minhas primeiras impressões sobre o novo sistema operacional dos dispositivos Apple, o tão aguardado e comentado- porém  nem tão dotado de novidades assim-  iOS 6!

 A atualização foi disponibilizada ao usuário comum no dia 22/09, porém só está disponível para os seguintes dispositivos: iPad 2 e New iPad, iPhones 3GS, 4, 4S e iPods a partir da 4ª geração.
Como podem perceber, o iPad original ficou fora dessa, para desespero de proprietários do mesmo, mas devo sair em defesa da Apple nesse caso pois isso faz parte da política de qualquer empresa do ramo, a fim de fomentar as vendas de produtos mais atuais.

Pois bem, voltando ao iOS, ele aparentemente não trouxe nada de surpreendente. Houve uma remodelação nas lojas App Store e Itunes Store, sendo que é possível agora efetuar o download de um aplicativo ou música sem sair da loja, como acontecia na versão antiga do SO. Também é adicionada uma etiqueta com a inscrição "novo" nos aplicativos recém-baixados, que ainda não foram abertos pela primeira vez, a fim de se diferenciar dos demais já adquiridos. Nada absurdamente bombástico, mas interessante.

Rapidez? Não percebi isso. Uso no iPad 2 e não percebi nada de bom- nem de ruim!- nesse aspecto.

Mapas. Totalmente diferente da versão anterior. Primeiro que a Apple rompeu completamente com a Google, e não tem mais seus mapas fornecidos pela gigante das buscas, sendo essa tarefa delegada a empresa de aplicações GPS TomTom.
Logo de cara, você percebe que o carregamento dos locais são mais rápidos. Também é verificada, numa análise mais minuciosa, que a cobertura está mais ampla, mapeando locais que o Google Maps ainda não "percebeu".
Ao se traçar uma rota, percebemos que a mesma é fornecida na versão ponto a ponto, porém sem guia de voz, ficando mais fácil a realização do percurso escolhido. Lembrando que determinadas funções do app Mapas só estão disponíveis em alguns dispositivos.

App Youtube. O aplicativo do Youtube, que antes vinha nativo do sistema, agora está fora do iOS 6, mais uma prova de que a Apple pelo visto não quer mais "conversa" com a Google. Mas isso pode ser resolvido com os seguintes passos:
1) Acesse o site do Youtube pelo navegador Safari e espera carregar a página inicial completamente.
2) Clique no botão "Compartilhar", que fica na parte superior do navegador no iPad e na parte inferior quando no iPhone. Ele tem o desenho de um quadrado com uma seta saindo dele.
3) Clique na opção "Adicionar a Tela de Início"
4) Adicione um título de seu gosto, que para facilitar pode ser simplesmente "Youtube" e clique em "Adicionar".
5) Pronto: será adicionado na sua tela de início um atalho para o site de vídeos.

A vantagem de usar o Youtube desse modo é que você poderá escolher a qualidade dos vídeos, o que é superinteressante se sua conexão for lenta.
Bom, pessoal, espero que gostem do post. E, como disse, essas são minhas primeiras impressões da nova versão, logo claro que existem muito mais novidades, que postarei aqui conforme for vivenciando-as. Segundo a Apple, são mais de 200 melhorias em relação à versão antiga.
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que seu comentário será visto por inúmeros outros usuários do blog, por isso não faça uso de palavras de baixo calão.